Programa Qualidade de Vida

O Programa Qualidade de Vida na Construção (PQVC), criado em 2003 pelo Sinduscon-CE, traz benefícios para dentro dos canteiros de obras, com ações focadas no dia-a-dia dos trabalhadores da construção civil.

   
   
 

Entre as atividades desenvolvidas, estão apresentações teatrais, oficinas e palestras, com abordagem na educação, saúde, bem-estar, segurança, capacitação profissional e preservação do meio ambiente.

   
 

Visita aos Canteiros

 

As ações são realizadas durante todo o ano, com a organização de oficinas nos canteiros de obra, realizadas pelo Sinduscon-CE em parceria com o SESI.

 
 
Em paralelo à divulgação com os operários, é realizado um forte trabalho de conscientização junto aos construtores, a fim de que eles disponibilizem 1 hora de trabalho para a realização de cada oficina, além disso as oficinas são gratuitas para o construtor associado ao Sinduscon-CE.
   
  Dia Nacional da Construção Social
 

O evento é um mutirão solidário em prol da cidadania para todos os operários da construção civil e seus familiares. A ação é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará - Sinduscon-CE. Durante todo o dia, são ofertados gratuitamente serviços de odontologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia, dermatologia, clínico geral, entre outros.

 
 
Já na cidadania são ofertados retirada de documentos como RG, CPF, carteira do Sesi, xerox, entre outros. No lazer são realizadas atividades como jogos de futebol 7, campeonato de sinuca, banho de piscina, recreação infantil, além de apresentações teatrais e distribuição manuais técnicos de segurança.
   
  Construarte
 

A Construarte é uma ação que trabalha temas ligados à construção civil de forma lúdica, visando valorizar o trabalho realizado nos canteiros de obras, incentivar o relacionamento entre as pessoas, através do desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais dos operários da construção civil.

 
 
Em 2011, foram 700 operários beneficiados com esta ação e o tema abordado foi “Construção Contra a Dengue". O trabalho resultou em um belo espetáculo apresentado no Teatro José de Alencar. Para o final do 2º semestre de 2014 está previsto o II Festival Construarte. Os operários já estão recebendo aulas de teatro e música para grande apresentação.
   
  II Feirão de Empregos
 

Feirão de Empregos da Construção Civil, iniciativa do Sinduscon-CE, dentro do Programa de Qualidade de Vida da Construção, Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC), através do Sesi e Senai, e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, com o apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal.

 
 
O evento reúne empresas do setor para ofertar vagas de trabalho, além da prestação de serviços, exposição de fornecedores e inscrições de cursos de capacitação na área da construção civil. O objetivo é oferecer a possibilidade de sair do evento com entrevista de emprego marcada nas construtoras, matriculado em cursos e atualizado com as tecnologias inovadoras utilizadas nas obras.
   
  Mulheres da Construção
 

Visando a inclusão da mulher na construção civil, o Sinduscon-CE firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) para a realização de cursos de capacitação e certificação.

 
 
O Projeto Mulheres da Construção teve início em 25 de julho de 2011, com quatro primeiras turmas reunindo cerca de 100 mulheres em aulas teóricas e práticas de instalação hidráulica, carpintaria, formação para pedreira e instalação elétrica. Os cursos possuem carga-horária de 160 horas/aula, acontecendo em escolas municipais, com as obras das aulas práticas sendo revertidas em reformas dos equipamentos públicos nas comunidades.
   
  Copa da Construção
 

Com o objetivo de promover a prática de atividades esportivas, momentos de lazer e descontração, o Sinduscon-CE, em parceira com o Sesi, reúne durante seis meses os trabalhadores da construção civil para competir de uma forma amigável e respeitosa o campeonato de futebol 7.

 
 
Os times são formados pelos operários das construtoras e todos os anos essa data é aguardada por todos, se tornando um dia especial para quem participa.
   
  Festa de Encerramento da Copa da Construção
 

Para marcar o término do campeonato, o Sinduscon-CE realiza anualmente uma grande festa de confraternização, reunindo operários e familiares, diretoria e parceiros do sindicato.

 
 
Na ocasião, é disputada a etapa final e realizada a entrega dos prêmios aos atletas e equipes de futebol sete, além da competição de sinuca. A programação ainda conta com recreação com brinquedos para as crianças, show de forró, feijoada, sorteio de brindes.
   
  Agende sua Oficina
 
Empresa:
Canteiro:
E-mail:
Data:
Qtd. Funcionários:
 
   
   
 
             
Contato
Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará
Rua Tomás Acioly, 840 | 8ºAndar
Cep: 60.135-180 | Fortaleza Ceará
Fone: 85 3456-4050
Fax: 85 3456-4069
Envie sua mensagem
 
Facebook
Curta nossa página
Twitter
@sindusconce
 
Youtube
Canal Sinduscon CE
 
   
Dúvidas Frequentes
Receba nosso Newsletter